terça-feira, 2 de agosto de 2011

" Dormir de barriga pra cima é mais seguro"

É a campanha que a Pastoral da Criança lançou para orientar pais, cuidadores, profissionais da saúde quanto a melhor posição para a criança dormir, evitando assim o risco da morte súbita do lactente.
A Síndrome da Morte Súbita do Lactente (SMSL) ou morte do berço acontece durante o sono, em crianças com menos de um ano de idade, em que a história clínica, o exame físico, a necropsia e o exame do local do óbito não demonstram a causa específica do mesmo.


"Dormir de Barriga para cima é mais seguro"

É o que defende a Pastoral da Criança lançando uma campanha nacional esclarecendo a população sobre o risco da morte súbita, orientando a posição correta de dormir

quinta-feira, 10 de março de 2011

Maior Sucesso!!!

A palestra no colégio Esperança foi o maior sucesso, as professoras são uns amores, amei demais conhecer todo aquele pessoal!

terça-feira, 8 de março de 2011

Palestra sobre cuidados as crianças de 0 à 6 anos...

Olá pessoal, amanhã, quarta-feira de cinzas, último dia de carnaval, estarei ministrando uma palestra na Escola N.S. Esperança sobre "cuidados em geral com crianças de 0 à 6 anos" para educadores e berçaristas.
Achei uma iniciativa do colégio muito interessante, vendo a dificuldade encontrada em casos de emergência dos professores e colaboradores, algo mais que normal!!
Estou bem empolgada, espero que gostem!
Bom finalzinho de carnaval!!!

sábado, 5 de março de 2011

Nutrição Saudável

Esse tema é muito polêmico, segundo as mães, muitas vezes o seu filho não se alimenta o suficiente e fica a preocupação se a alimentação está sendo realmente suficiente.
Vão algumas dicas:
*Alimente a criança quando ela der sinais de estar com fome, ao invés de esperar para que ela comece a chorar.
*Converse com a criança durante a refeição – descreva a comida, a situação, as pessoas ao redor e diga como ela está comendo bem. Mesmo que a criança não possa responder, ela estará aprendendo os nomes e os significados das coisas.
*Incentive a criança a tentar se alimentar sozinha, pois isto desenvolve a sua autoconfiança e as suas habilidades motoras.

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Meu filho foi mordido na escola!

É muito comum que nas escolas de educação infantil, mais especificamente nas turmas de maternal, de crianças com aproximadamente dois anos de idade; aconteçam as mordidas. Nessa idade a criança encontra-se na fase oral, do desenvolvimento da personalidade.
A criança que morde na verdade está procurando uma forma prazerosa de se expressar com o mundo, de se descobrir dentro dele, pois nesta fase a sua libido está centrada na boca, na porção superior do trato digestivo.
Então,é preciso deixar bem claro que a culpa não é da escolinha nem da criança que realizou a mordida, e sim explicar a necessidade de respeitar os amigos, tratá-los bem, com carinho e mostrar que a criança machucada fica triste, que chora por ter sentido dor.
Aos poucos, elas vão apreendendo esses conceitos e descobrindo outras formas de sentir prazer.

Febre, o que fazer?

Muitos pais tem dúvidas no que fazer no momento da febre, primeiramente vamos esclarecer que febre é algo bastante comum entre crianças a presença dela é temida, mas também pode ser o sinal inicial de doenças graves.

A febre não é uma doença e sim um sinal de doença.
No Brasil a temperatura é tomada na axila e o conceito de febre é firmado para temperatura axilar acima de 37,3ºC.